quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Pirâmide Asteca é encontrada em favela no México.

Arqueólogos mexicanos acreditam ter encontrado parte de uma pirâmide asteca no meio de um dos mais violentos distritos da Cidade do México. A descoberta foi feita em junho, quando trabalhadores da construção civil trabalhavam no bairro de Iztapalapa.

Os pesquisadores acreditam que o local, conhecido por ser uma região pobre, violenta e de tráfico de drogas, acabou crescendo sem controle e escondendo as ruínas. "Nós tínhamos uma idéia geral do local, mas não podíamos explorá-lo por ser uma área urbana", disse o arqueólogo Jesus Sanchez.
Sanchez espera que a principal pirâmide da cidade esteja logo abaixo da praça e do jardim centrais do bairro. Ele e sua equipe passarão mais de um ano investigando antes de decidir pela escavação.
Acredita-se que as ruínas de Iztapalapa tenham sido destruídas pelo conquistador espanhol Hernán Cortês, em 1520. Na época, o governo asteca foi aniquilado pelas tropas espanholas em um evento que acabou conhecido por "Noite Triste". Depois dessa vitória, o conquistador espanhol destruiu a cidade.
A Cidade do México tem ruínas pré-hispânicas espalhadas por toda sua área. Em outubro, arqueólogos encontraram um altar asteca do século XV no meio da praça Zocalo, localizada no centro da capital mexicana.
Reuters

Nenhum comentário: