segunda-feira, 6 de agosto de 2007

DITADURAS FASCISTAS


HISTÓRIA – 8ª série. CEAD
CAP. 08

█ As crises econômicas estimularam o crescimento dos partidos de esquerda na Europa. Apavorada, a burguesia apoiou os partidos fascistas, que propunham a instalação de uma ditadura.
█ Parte da classe trabalhadora e a classe média, esmagadas pela crise econômica e política, também acreditaram que só um regime autoritário traria “ordem e tranqüilidade”.
█ Apoiados nessas classes e desrespeitando as leis democráticas, os fascistas deram golpes de estado e impuseram fortes ditaduras, principalmente na Alemanha, com Hitler (foto), e na Itália, com Mussolini.


_________

█ Crises econômicas e ascensão das esquerdas.

· Lembre que a crise de 1929 afetou o mundo inteiro;
· O único país que escapou da crise mundial foi a União Soviética;
· Os grandes empresários ficaram amedrontados com a eminência de uma revolução socialista. A todo custo, eles queriam evitar, não queriam comunistas no poder;
· Por outro lado, a classe média (empregados bem pagos e prof. Liberais: engenheiros, advogados, médicos, etc) e a pequena burguesia (microempresários de padarias, lojinhas, farmácias, etc) percebiam que seu padrão de vida estava caindo. Eram os reflexos da crise atingindo a URSS. Insegurança financeira e incertezas quanto ao futuro. As greves explodem no país lideradas por operários e camponeses;
· Lembre-se que a URSS estava no poder do ditador Josef Stalin (1927/53) - leia pg. 65;


Idéias fascistas:
Segundo os Fascistas, a democracia é um regime fraco, incapaz de resolver a crise econômica. Os políticos são demagogos e corruptos. O país precisa de um líder patriótico, que seja duro com grevistas e vagabundos.



Os principais ditadores fascistas foram Mussolini, na Itália, Hitler na Alemanha e Franco na Espanha.

█ Os Fascistas se diziam grandes revolucionários, que iriam mudar a sociedade.Assim obtiveram apoio de grande parte da população.
O fascismo é uma ditadura favorável a burguesia e permite que exista a propriedade privada;
Não há eleições e críticas ao governo são duramente reprimidas;
VEJA, NA PÁGINA 129, AS PRINCIPAIS IDÉIAS FASCISTAS.

Agora reflita e expresse sua opinião sobre esses ideais colocados pelos fascistas e conclua argumentando se essa proposta de governo era a ideal para a Europa e outros países, ou seja, uma solução política e econômica para o mundo no início do século XX.

07/agosto/2007 – Prof.: Galileu Lemos Jr
acesse o blog:
http://blogcead.blogspot.com
Para saber mais, acesse

Nenhum comentário: